Vila Nova de Gaia é uma terra de contrastes que permite conhecer o rio e o mar.

São várias as zonas propícias à prática de desportos de praia.


As ondes oferecem um ambiente propício à práticas do surf, surf ski, winsurf e kitesurf.

E que quiser dar os primeiros passos nestes desportos, na orla costeira de Vila Nova de Gaia há várias escolas para a prática destas modalidades.



Na costa de Vila Nova há dois locais onde naufragaram dois navios, e que se tornaram uma atração para quem gosta de mergulho com garrafa.


Um deles é o do navio MV Reijin , o "Titanic dos automóveis", que naufragou frente à praia da Madalena. Partes do navio foram para a sucata, outras ficaram no fundo do mar.

Um mergulho permite ver robalos, douradas, polvos, enguias, chocos, lulas, raias e corais esponjosos.


O outro é a Draga da Madalena (Wreck) . Situa-se a sul do estuário do rio Douro, perto da praia da Madalena. Mergulhar aqui permite observar formas de vida, como fanecas, robalos, congros, polvos, lavagantes, navalheiras e santolas.



O rio Douro é também um local adequado para a prática de stand up paddle e canoagem, havendo também várias escolas dedicadas a estas modalidades.




Por iniciativa do Clube Atlântico da Madalena foi impulsionado o Voleibol de Praia.

Desde 2001 há um recinto, junto à praia, destinado à prática desta modalidade.

É um espaço desportivo e de lazer, preparado para a competição oficial, diurna ou noturna, construído pelo clube em 2001. O recinto dispõe de 4 campos de jogo, que se mantém normalmente aberto à comunidade durante todo o ano, condicionado à realização de provas ou a reservas específicas.